Notícias

RS: Modelos apontam chuvas apenas depois do dia 10

A falta de chuva na Rio Grande do Sul continua preocupando produtores de soja de todo o estado. As previsões do tempo não indicam chuvas para a próxima semana em nenhuma área do estado e já há perdas significativas na produtividade na safra 2020/21 de soja.

O produtor de soja do Rio Grande do Sul sofre com as irregularidades das chuvas desde o início do ano. Segundo meteorologistas, as frentes frias até se formam na região, mas passam de maneira muito rápida e acabam levando as chuvas para outras regiões. Além do canal de umidade em atuação nas demais regiões, uma massa de ar frio também impedem novas chuvas.

Entrevista com Naiane Araújo - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo from Notícias Agrícolas on Vimeo.

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) aponta a tendência de retorno das chuvas para o sul do país a partir do dia 7 de março, mas ainda com volumes baixos. De acordo com o modelo, neste período os volumes tendem registrar até 25 milímetros de precipitação. Durante este período, a tendência é que as chuvas continuem mais intensas no norte do país.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:

NOAAFonte: NOAA

Já para o Centro-Oeste a situação é oposta e volumes expressivos de chuva vem sendo registrados desde o final de semana, a tendência é que continue chovendo na região e no Sudeste, porém em volumes mais baixos no Mato Grosso - área de produção agrícola onde os trabalhos de colheita estão atrasados devido ao excesso de chuvas.

O modelo Cosmo aponta acumulados entre 20 e 40 milímetros de precipitação para o Mato Grosso nas próximas 24 horas. Ainda no Centro-Oeste também são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros em todo o Goiás. Já o Mato Grosso do Sul tende a continuar sem chuvas nos próximos dias, de acordo com o Inmet. Vale lembrar que não estão descartadas pancadas de chuvas, características do Verão em toda a região.

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

Inmet - 93 horasFonte: Inmet

FONTE: Notícias Agrícolas(Virgínia Alves)