Notícias

RS terá mais um período de seca; Volta a chover no Matopiba nos próximos dias

Segundo o meteorologista, as previsões indicam que a irregularidade de chuvas no RS devem permanecer durante todo o mês de fevereiro.

Rio Grande do Sul terá mais um período de seca; Volta a chover no Matopiba nos próximos dias from Notícias Agrícolas on Vimeo.


As previsões indicam a volta de chuva para a região do Matopiba nos próximos dias. Segundo Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vórtice ciclônico que impedia as chuvas de chegar na região, começa a perder a força e bons volumes são esperados para os quatro estados. Segundo os modelos, até dia 8 de feveiro toda a região deve ter acumulados de até 125 milímetros.

Os modelos do Inmet apontam ainda que a frente fria que estava atuando na região sul do país começar avançar para outras regiões e além de Santa Catarina e Paraná, as previsões também indicam chuvas para São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As imagens de satélie em tempo real do Inmet sinalizaram que a Zona de Convergência - responsável pelos altos volumes registrados durante esta semana em Minas Gerais - já começa a perder a força. "Ela está mais fraca, mas ela vai se fortalecer durante o final de semana com mais chuvas para São Paulo e Mato Grosso do Sul", destaca o meteoroligia.

Ainda de acordo com Francisco, após a passagem pelos dois estados, o sistema levará condição de volumes expressivos mais uma vez para Minas Gerais, sobretudo no sul do estado, região produtora de café.

Já a região sul do país, com destaque para o Rio Grande do Sul, produtores enfrentarão, pelo menos, mais uma semana de tempo seco nas lavouras. "A gente vê que no RS volta a ter uma condição de estiagem, especialmente no oeste e centro do Rio Grande do Sul", afirma. Segundo o meteorologista, as previsões indicam que a irregularidade de chuvas no estado devem permanecer durante todo o mês de fevereiro.

Previsão estendida
No período de 31 de janeiro até 8 de fevereiro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), continua prevendo chuvas de maiores volumes para a região de Minas Gerais.

De acordo com o NOAA, neste período, Minas Gerais pode ter acumulados entre 100 e 125 milímetros em todo o estado. Neste momento, os modelos indicam que os volumes tendem a ficar mais baixos no estado mineiro apenas a a partir do dia 8 - quando são previstas precipitações de até 90 mm para a maior parte do estado.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:

NOAA - 31/01

Fonte: NOAA - 31/01

FONTE: Notícias Agrícolas(Virgínia Alves)