Notícias

Soja começa nova semana em alta na Bolsa de Chicago de olho nas relações China x EUA

171c43db7720c54d6fc05b284558e66cOs preços da soja sobem na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (9). Os futuros da oleaginosa, por voltade 8h40 (horário de Brasília), subiam entre 3 e 3,75 pontos, levando o janeiro a US$ 8,92 e o março/20 a US$ 9,07 por bushel.

O mercado segue focado na notícia de que a China irá elevar tarifações sobre cotas de soja e carne de porco dos EUA, podendo voltar a fazer boas compras no mercado norte-americano e contribuindo para o bom andamento das cotações.

"Após comportamento positivo na semana passada, traders atentos para ver se essa tendência possa ser mantida. Mais uma vez, muito vai depender dos rumores sobre a guerra comercial EUA x China. A expectativa é que algo deve ser anunciado até o dia 15 de dezembro", explica Steve Cachia, consultor da Cerealpar e da AgroCulte.

O dia 15 é quando podem entrar em vigor tarifas mais altas dos EUA sobre produtos da China caso um acordo, ou ao menos parte dele, seja firmado até lá.

Ainda nesta semana, o mercado espera pelo novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O reporte será divulgado nesta terça-feira, dia 10.

Nesta segunda, os traders esperam ainda pelo boletim semanal de embarque de grãos norte-americano, bem como o de acompanhamento de safras, ambos pelo USDA, que pode mostrar a colheita da soja concluída no país.

FONTE: Notícias Agrícolas(Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja)