Notícias

Soja abre a semana em baixa

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (19.02) baixa de 6,75 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,0075 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 6,75 e 7,00 pontos.

Os principais contratos futuros abriram a semana com perdas no mercado norte-americano da soja, na volta às atividades após o feriado. “O relatório do USDA sobre as inspeções dos embarques semanais de 14 de fevereiro em 1.031 milhões de toneladas. Isso foi 3,37% a menos em relação à semana anterior, mas 7,20% acima do mesmo período do ano passado. Esta é a primeira semana deste ano comercial que foi maior do que a mesma semana do ano passado. As exportações para a China foram registradas em 404.420 mil toneladas”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria AgResource, o mercado iniciou a semana com um tom de “ressaca”. Gestores de fundos se posicionaram na aversão ao risco, liquidando contratos em aberto no trigo e milho, impulsionando o movimento de venda em manada: “A soja acabou sendo arrastada no pacote de commodities, deixando todo o pregão agrícola da CBOT no vermelho”.

“A grande incerteza continua sobre o relacionamento entre os EUA e China. Após outra semana de negociações, nenhum resultado palpável foi alcançado. Novos encontros presidenciais estão sendo arranjados para meados de março, quando uma decisão concreta sobre a retórica política entre Trump e Jinping deve ser observada – pelo menos é o que o mercado demanda atualmente. Até lá, este tema continuará sendo o principal direcionador de preços”, concluem os analistas da ARC Mercosul.
FONTE: AGROLINK(Leonardo Gottems)