Notícias

Argentina registra 42 novas variedades de soja em 2018

Uma pesquisa realizada pela RIA Consultores sobre o banco de dados do Instituto Nacional de Sementes (INASE), informou que 42 novas variedades de soja foram registradas. De acordo com a pesquisa, essa é a maior quantidade desde que a Aliança Cambiemos subiu ao governo em dezembro de 2015.

Mais uma vez, uma empresa chamada Asociados Don Mario foi a maior criadora de novas variedades de soja no ano de 2018, registrando um total de 21 variedades, ou 50% do total que foi registrado. A empresa liderada pelo engenheiro agrônomo Gerardo Bartolomé registrou 10 variedades não-transgênicas, que são focadas no desenvolvimento de um mercado de canais não transgênicos.

Nesse cenário, a Nidera Seeds, a Sursem e a Criadero Santa Rosa ocuparam o segundo lugar do ranking com 4 novas variedades cada uma. A Santa Rosa é uma empresa de criação cooperativa que também opera no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. No entanto, a Sursem, uma empresa privada sediada na cidade de Pergamino, foi adquirida recentemente pela empresa francesa Limagrain e a Nidera Seeds foi adquirida pela Syngenta (ChemChina) durante a COFCO em 2017.

De acordo com a pesquisa da RIA Consultores, o traço original do Roundup Ready que ainda não foi patenteado, foi o mais comum nas novas variedades, respondendo por 22 delas. A segunda geração RR empilhada com resistência a insetos (tecnologia Intacta) estava presente em outras 10 novas variedades. Todas as 42 novas variedades foram desenvolvidas na Argentina.
FONTE: AGROLINK(Leonardo Gottems)