Notícias

Embalagens de Agrotóxicos são recolhidas em Marau/RS

Grande quantidade de embalagens de Agrotóxicos são recolhidas  -  As primeiras coletas de 2018 da Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos em Marau aconteceram nesta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de janeiro em novo local, mais amplo e ambientalmente apropriado, no pavilhão do Sindicato Rural junto ao Parque Lauro Ricieri Bortolon. Até o ano passado a coleta era feita no pátio da empresa Coagrisol.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Fábio Remedi Trindade, a quantidade de embalagens recolhidas surpreendeu, sendo que várias cargas foram enviadas a Passo Fundo. Trindade ressalta a importância do comparecimento dos agricultores para a responsabilidade ambiental de cada um, visto que essas embalagens, se jogadas no meio ambiente, causam dano irreparável.

Conforme explica o Secretário, as Entidades parceiras contribuem no engajamento da campanha, informando os agricultores sobre a importância da devolução das embalagens já com a tríplice lavagem realizada. De acordo com as leis, o agricultor tem a responsabilidade de devolver as embalagens ao revendedor para que seja dado destino correto. A tríplice lavagem é obrigatória antes da entrega das embalagens.

A Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos em Marau é realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Secretária de Agricultura em parceria com Revendedores de Defensivos, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e com o Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM.

A próxima Coleta no município de Marau ainda não tem data definida, mas deve ocorrer no mês de março. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria ou pelo telefone (54) 3342-5205.

AUTOR: Dep. Jornalismo Vang FM / JM