Notícias

Ausência de chuva afeta lavouras de trigo no Sul

trigo maduro lavoura 2No restante do Brasil, o tempo firme possibilitará o rápido avanço da colheita do algodão, feijão, café e da cana de açúcar  -  Segundo os modelos de previsão do tempo, a segunda feira (28/08) será de tempo aberto e sem chuvas em, praticamente, todas as regiões do Brasil, com exceção apenas para a região oeste e sul do Rio Grande do Sul que terá previsão para pancadas de chuvas ao longo do dia, segundo as informações divulgadas pela Climatempo. Essas chuvas do Rio Grande do Sul irão inviabilizar os trabalhos de preparo do solo e plantio do arroz. Já no restante do Brasil, o tempo firme possibilitará o rápido avanço da colheita do algodão, feijão, café e da cana de açúcar.

Nesta semana não há previsão de chuva generalizada em nenhuma região do Brasil. No Sul podem ocorrer algumas pancadas muito isoladas no Rio Grande do Sul e também no Mato Grosso o que poderá atrapalhar em partes o andamento da colheita do algodão e do feijão, mais em contrapartida a chuva irá beneficiar a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições tanto ao desenvolvimento das culturas verdes, como milheto e a dessecação das ervas daninhas.

Previsão para os próximos dias

Por enquanto, de acordo com a Climatempo, mesmo com esse tempo mais seco em grande parte do País, as condições ainda estão dentro da normalidade para o período, já que neste final de agosto a tendência é mesmo de um tempo mais seco em grande parte da região centro-norte do Brasil. No Sul, essa ausência de chuvas continua prejudicando o pleno desenvolvimento das lavouras de trigo, bem como o início do plantio do milho 1ª safra em algumas localidades da região leste/planalto do Paraná. Os modelos de previsão só sinalizam uma mudança esse padrão da atmosfera somente para a semana que vem. Até lá o tempo seguirá aberto e sem chuva.

Segundo a Climatempo, as temperaturas continuarão seguindo o mesmo padrão, ou seja, não há nenhum indicativo de que venha ocorrer temperaturas baixas durante essa semana para que possa ocorrer qualquer tipo de perda, até pelo contrário, as temperaturas ficarão em algumas localidades acima da média.

FONTE: SF Agro