Notícias

Plantio do trigo termina em Ijuí com redução maior de área do que estava projetado

Escritório da Emater considera que a área de trigo da atual safra em Ijuí ficou em cerca de 4 mil e 500 hectares - O escritório da Emater considera que a área de trigo da atual safra em Ijuí ficou em cerca de 4 mil e 500 hectares. Com isso, não foram registrados os 5 mil hectares projetados inicialmente. O Técnico Agrícola, Edewin Bernich, ressalta que essa redução se deve ao período de intensas chuvas, entre maio e junho, que atrasou o cultivo, além de parte das sementes que não germinou, especialmente porque após a retomada do plantio não houve mais chuva, consequentemente, faltou umidade.

Edewin Bernich observa que as culturas de inverno, no geral, não apresentam bom aspecto nesse momento, visto falta de chuva e altas temperaturas para a época. Citou ocorrências de manchas folhares, pulgões e ferrugem no trigo, aveia e canola, por exemplo. O Técnico Agrícola orienta que os agricultores façam avaliação se é viável, financeiramente, fazer tratamento nessas culturas, principalmente no trigo, pois o potencial produtivo pode não compensar os investimentos.

Em recente reunião, a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Ijuí reduziu de 50 para 43 sacas por hectare a expectativa de rendimento médio do trigo no município.
FONTE: RÁDIO PROGRESSO DE IJUÍ