Notícias

Mercosul deve atingir recorde de 187 mi t de soja

Na Argentina, a comercialização de soja está 7,3% abaixo da safra anterior, equivalente a 1,9 milhões de toneladas - A colheita de soja já está praticamente finalizada na Argentina e finalizada no Brasil. Com isso, a Bolsa de Cereais de Córdoba (BCCBA) estima que, a nível de Mercosul, seria alcançado um recorde na produção de 187 milhões de toneladas, um salto de 11% em relação à safra 2015/16.

A BCCBA destaca também que os produtores de ambos os países vêm retendo mercadorias, em busca de melhores preços, o que pode aumentar a competitividade por mercados no segundo semestre de 2017.

Na Argentina, a comercialização de soja está 7,3% abaixo da safra anterior, equivalente a 1,9 milhões de toneladas. Nas últimas semanas, as vendas aumentaram devido a uma melhora nas cotações locais, com pico de AR$4000 a tonelada em Rosario. A média de vendas durante o mês de abril e no início de maio foi de 820.000 toneladas. Na segunda semana de maio, essa média subiu para 1.100.000 toneladas. Entretanto, assim que a oferta apareceu, os preços voltaram aos níveis de AR$3700 a tonelada.

No Brasil, o ritmo de vendas deve acelerar nos próximos meses para que parte dos fundos sejam destinados para a compra de insumos necessários para o plantio da nova safra.
FONTE: CENÁRIO MT